Menos de um trimestre depois de lançar o Snapdragon 670, a Qualcomm anunciou um novo modelo de sua linha de processadores intermediários: o Snapdragon 675, que foi anunciado no evento 4G/5G Summit como um processador otimizado para uso em jogos.

Desenvolvido para ser utilizado em smartphones intermediários (com preços que variam entre U$ 300 e U$ 500), o processador possui um CPU Kryo de quarta geração, com dois núcleos de performance rodando a 2GHz e seis núcleos de eficiência a 1.7GHz. Ele promete uma melhoria de 30% na velocidade de inicialização de jogos, e 20% na de músicas — em comparação com o modelo anterior.

A Qualcomm também melhorou a frame-rate que o processador entrega, garantindo que o 675 suporte até 120Hz — mas que, logicamente, serão as configurações de cada fabricante que irão determinar se ele será utilizado ou não em seu limite. Mas, para garantir que o potencial dele não seja desperdiçado, a marca já está trabalhando em parceria com empresas de motores gráficos como a Unity e a Unreal para garantir a melhor otimização dos chips da séries 600 com os produtos dessas empresas.

Gráfico comparativo das melhorias do Snapdragon 675 sobre o 670 (Imagem: Qualcomm)

A companhia também se orgulha das melhorias em IA que o novo modelo possui sobre o Snapdragon 670, garantindo um aumento de 50% na performance de aplicativos de IA, adquirido pelo uso em conjunto de diversos núcleos, principalmente o Hexagon DSP, Adreno GPU e o Kryo CPU.

Outra melhoria do 675 está no processamento de câmera. O chip utiliza o processador de sinais de imagem Spectra 200 para suportar esquemas de três lentes e funções como zoom ótico de 5x, bokeh em tempo real, fotos em super panorâmica, e reconhecimento de face 3D. Além disso, o processador também utiliza o Qualcomm Quick Charge 4+ e o modem X12, o que permite velocidades de download de até 600Mbps.

A empresa ainda não revelou quais marcas irão utilizar seu novo chip, mas os primeiros smartphones utilizando o Snapdragon 675 deverão ser lançados já no primeiro trimestre de 2019.

Fonte: Android Police