Um novo projeto do CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações) quer criar um ambiente mais seguro na internet para a identificação digital de pessoas e coisas a partir da tecnologia de blockchain.

O chamado BlockIoT começou em dezembro do ano passado e tem duração de 12 meses. Na primeira etapa do projeto serão desenvolvidos componentes tecnológicos e um conjunto de aplicações voltadas para a identidade digital (ID) de pessoas e coisas.

Já na segunda fase, com duração prevista em 24 meses, a ideia é desenvolver outros componentes tecnológicos e aplicações de ID descentralizada, rastreabilidade e processos seguros de autenticação.

“Um dos fatores básicos para aumentar a confiança no ecossistema IoT é a identificação digital segura, e isso vale para pessoas e coisas”, explicou o gestor de soluções blockchain do CPqD, José Reynaldo Formigoni. “A internet foi criada sem a camada de identificação, o que gera vulnerabilidades nos diferentes sistemas de identidade e acesso usados atualmente. O blockchain viabiliza a criação dessa camada, por meio de um conceito totalmente disruptivo e seguro que é a identidade digital descentralizada, ou autossoberana”, acrescentou.

O BlockIoT tem como base o conceito de Internet of Trusted Things, que dá mais segurança, privacidade e confiabilidade aos processos de autentificação, controle de identidade, rastreabilidade, e auditoria de transações realizadas no universo IoT.

Identidade em blockchain

É possível criar identidades virtuais com o blockchain. Eles funcionariam como avatares que guardsm todas as nossas informações da vida digital. A identidade em blockchain poderia registrar absolutamente todos os dados, desde suas transações financeiras até informações de saúde ou educação.

E o melhor: seria privado, seguro e você seria o real dono de suas informações, podendo usá-las da forma que desejar. Só que as aplicações do blockchain não param por aí.

Além disso, o CPqD também será responsável pelo desenvolvimento de componentes da camada de serviços da solução, como APIs, middleware de serviços e de suporte. E, ainda, pela criação de aplicações, principalmente de identidade digital de coisas e pessoas.

O BlockIoT foi criado com o apoio do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (FUNTTEL), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Informações e Comunicações.

O CPqD é um centro de pesquisa brasileiro focado na inovação em tecnologias da informação e comunicação. Ele atua na pesquisa, desenvolvimento e suporte de diversos setores, como o da administração pública e financeiro.

Fonte: https://canaltech.com.br/