Documentos ganham formato eletrônico

A Winsdata e a CorpFlex fecharam uma aliança estratégica para a oferta inédita no modelo SaaS (Software as a Service) da Solução de Custódia Digital Mobidata, programa de gestão ecológica de documentos, que transforma arquivos em papel em arquivos originais eletrônicos com validade jurídica.

A gestão ecológica possibilita redução de despesas com transporte, logística, manuseio, armazenamento, cartório e pessoas, impossibilidade de perda e/ou desaparecimento do documento, economia no uso de papel, otimização nas atividades operacionais dos setores de recursos humanos, financeiro e administrativo, rapidez e facilidade no acesso às informações documentadas.

“O custo para manusear um documento armazenado em uma custódia física é alto, além do risco de o local ser atingido por um desastre natural, como inundação, ou provocado por um acidente, como incêndio”, explica Sylvio Emygdio, diretor executivo da Winsdata.

Essa oferta viabiliza uma solução eficiente com menor custo. “Não é preciso investimento em infraestrutura de TI”, ressalta Emygdio. São economizados aportes em servidor robusto, compra de licenças do software, contratação de serviços de instalação, configuração, customização e treinamento, além da manutenção.

Nesse novo modelo, o pagamento é mensal e a manutenção e suporte estão inclusos, funcionando em 24x7x365. “O ROI – Retorno para Investimento – é obtido, no mínimo, em seis meses”, calcula Emygdio. O tempo para o início do serviço também é diferente. Em SaaS, o tempo médio de instalação é de aproximadamente duas semanas contra uma média de cinco meses, no modelo de negócio tradicional.

O objetivo inicial da aliança estratégica é ampliar a atuação das duas empresas no mercado PME e, também, em escritórios de advocacia e em companhias com um grande volume de papel e conteúdo. “Estamos oferecendo um produto acessível, econômico, prático e sustentável. Por isso, onde houver a necessidade de gerenciamento de conteúdo, teremos condições de prover a melhor alternativa”.

A solução de custódia digital Mobidata é um software que trabalha com uma diversidade de formatos de arquivos eletrônicos: documentos, imagens e mídias. Cada documento fica armazenado em pastas com atributos para facilitar a busca por informações. O acesso às pastas fica restrito aos usuários cadastrados, de acordo com o plano contratado. São três níveis de permissão: os administradores, os operadores e os pesquisadores.

Esse tipo de serviço pode auxiliar, inclusive, em situações de problemas com a justiça trabalhista, uma vez que, nesses casos, é necessário que a empresa contratante apresente o prontuário completo de seu colaborador para sua defesa. “Com os documentos distribuídos por pastas na solução, o administrador ou operador do sistema não terá dificuldade em acessar todas as informações necessárias”.

A oferta desse software em SaaS traz uma modernidade ao mercado. “Com o crescimento do cloud computing, vimos uma oportunidade de negócio diferenciada para nossa solução”, explica o executivo. Com a adoção desse novo modelo, a Winsdata pretende dobrar o seu faturamento até o final de 2012.

Fonte: IP News