Custódia Digital Mobidata® permite que as empresas tenham acesso ágil e seguro a qualquer tipo de documento da empresa usando apenas um browser

Os velhos arquivos de metal, as pastas, os documentos em papel dos vários departamentos das empresas estão com os dias contados. Com o advento do SPED – Sistema Público de Escrituração Digital, as notas fiscais, conhecimentos de transporte, livros contábeis e fiscais passam para o formato eletrônico. Atenta a essa realidade, a Winsdata Sistemas, integradora de TI especializada em gestão documental, está lançando a solução Custódia Digital de Documentos Eletrônicos MOBIDATA®, uma solução Web que permite que as empresas tenham o controle e gestão de todo o conteúdo digital de forma ágil e segura a qualquer hora e em qualquer lugar, usando apenas um navegador (browser).

“Com a implantação do SPED, as empresas estão passando por uma profunda transformação na geração, manuseio e armazenamento de seus documentos fiscais e contábeis, que antes eram emitidos em papel e agora passam a ser emitidos de forma digital ou eletrônica. Esses documentos são tidos como documentos originais eletrônicos particulares e a guarda fica a cargo de cada empresa. A solução Mobidata® oferece uma infraestrutura para guarda e recuperação online dos arquivos, garantindo a blindagem de todos esses arquivos eletrônicos”, explica Sylvio Emydio da Silva Junior, diretor executivo da Winsdata®, que é parceira de Negócios de Software da IBM Brasil.

A parceria com a IBM foi firmada por meio de IDR, área da companhia responsável pelos ISVs  e relacionamento com desenvolvedores. Essa parceria possibilitará a Winsdata a utilizar o IBM Innovation Center São Paulo para alavancar as vendas no Brasil e em mais 40 localidades espalhadas pelo mundo, além de outros benefícios.

Desenvolvida na plataforma de software IBM Content Manager, a Solução Custódia Digital MOBIDATA® funciona como um repositório online de todo o conteúdo digital corporativo, indo além dos documentos fiscais e contábeis. Propostas e contratos, na área comercial, contratos e processos, na área Jurídica, Prontuário Eletrônico de Funcionários, na área de Recursos Humanos, campanhas publicitárias, folders e vídeos, na área de marketing, e os mais diversos formatos de arquivos, inclusive os e-mails, na área de TI, também podem ser armazenados e gerenciados, conferindo maior agilidade aos processos de negócios e logísticos, reduzindo custos e erros operacionais.

A aplicação dispõe de uma interface amigável e de fácil navegação e oferece controle de acesso em ambiente seguro, onde os usuários autorizados, através de senha de acesso, podem consultar e recuperar os arquivos com facilidade. O sistema possibilita a indexação (índices) dos documentos eletrônicos, tornando a pesquisa mais dinâmica, com resultado mais preciso, inclusive pesquisas textuais nos documentos.

A Solução Custódia Digital Mobidata® pode ser instalada no ambiente do cliente ou hospedada num servidor da Winsdata®, o que dispensa a empresa de investir em infraestrutura para armazenar seus documentos e agiliza o tempo de implementação. A solução é disponível sob forma de serviço, com uma equipe especializada no suporte e gerenciamento dos servidores, realizando backups das informações e arquivos.

“Como a Mobidata® é uma solução pronta, basta cadastrar os usuários, atribuir as devidas permissões, criar as pastas e fazer a carga (upload) dos arquivos eletrônicos”, explica Sylvio. A Winsdata® também oferece uma solução inovadora que ajuda as empresas com seu legado de documentos em papel, transformando-os em arquivos eletrônicos com validade jurídica e armazenando-os dentro da Custódia Digital Mobidata®.

Com sede em São Paulo, a Winsdata® conta com parceiros comerciais na capital, no interior e está desenvolvendo novos representantes comerciais para atender clientes em outras praças. Para mais detalhes sobre a Custódia Digital Mobidata, visite o site www.mobidata.com.br.